Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Direitos Exploratórios da Petrobras na Líbia

Rio de Janeiro, 01 de fevereiro de 2005 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA], uma companhia brasileira de energia com atuação internacional, comunica que em consórcio com a Oil Search Limited, foi uma das vencedoras na primeira rodada de licitações promovidas pela National Oil Corporation da Líbia (NOC), adquirindo os direitos exploratórios e de partilha de produção para a Área 18, localizado no mar mediterrâneo.

O Consórcio apresentou propostas para mais duas áreas de um total de 15 áreas ofertadas nesta rodada. A Área 18, adjudicada ao consórcio em 29/01/05, constituída de 4 blocos, com
uma extensão total de 10.307 km2, está situada na porção noroeste da costa Líbia, no mar mediterrâneo, onde a profundidade varia de 200 a 700 metros e onde já estão em produção campos gigantes de óleo e gás, como os de Bouri, Al-Jurf, Bahr Essalam, etc., estando cercada de várias descobertas importantes de óelo e gás, que ainda não foram desenvolvidas,
como as áreas G1-NC35A, C1-NC35A e E1-NC41.

Pelos termos do acordo com a Oil Search Limited, companhia petrolífera que atua em Papua Nova Guiné desde 1929 e opera na Austrália, Yemen, Egito e Emirados Árabes Unidos, a Petrobras será a empresa líder e operadora do consórcio detendo uma participação de 70%.

O Contrato de Partilha de Produção, a ser assinado entre o Consórcio e a NOC até meados de fevereiro próximo, prevê um período de 5 anos para a fase exploratória, quando deverão ser investidos um mínimo de US$ 21 milhões, seguido de um período de 25 anos durante o qual serão compartilhados os direitos de produção com a NOC.

Operando na Nigéria, Angola e Tanzânia, a Líbia será o quarto país da África onde a Petrobras estará presente. A participação neste leilão está alinhada com o Plano Estratégico do grupo Petrobras, que prevê a busca de forte crescimento internacional em certas áreas foco, entre estas a região de águas profundas e ultraprofundas na costa do continente africano.

Última atualização em 

Close