Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Projeto GASENE

Rio de Janeiro, 1 de dezembro de 2005 – PETRÓLEO BRASILEIRO S/A - PETROBRAS, [Bovespa: PETR3/PETR4, NYSE: PBR/PBRA, Latibex: XPBR/XPBRA], uma companhia brasileira de energia com atuação internacional, comunica que a Diretoria Executiva aprovou a contratação de um empréstimo ponte no valor de R$ 800 milhões, a ser concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à sociedade de propósito específico Transportadora GASENE S.A., responsável pela implementação do Projeto do Gasoduto de Interligação Sudeste Nordeste - GASENE.
 
O Projeto Gasene é constituído de três gasodutos: Gasoduto Cabiúnas - Vitória (GASCAV), Gasoduto Cacimbas- Vitória (já em construção com conclusão em 2006) e Gasoduto Cacimbas - Catu (GASCAC).
 
Os recursos serão utilizados na construção do gasoduto Cabiúnas – Vitória (GASCAV), um gasoduto de 300 km de extensão e diâmetro de 28 polegadas. O trecho Cabiúnas-Vitória já possui licença prévia, licença de instalação e autorização de construção. Seu cronograma de construção prevê o início das obras em janeiro de 2006 e entrada em operação em março de 2007.  
 
Com o inicio da operação em 2007 do gasoduto Cabiúnas-Vitória, a Malha Sudeste de gasodutos estará interligada até o estado do Espírito Santo, permitindo escoar gás a ser produzido nos campos de produção de óleo e gás do norte do Espírito Santo. Nesta fase do Projeto Gasene, o gás fluirá no sentido Norte–Sul,  reforçando o abastecimento de Vitória e da Região Sudeste. A movimentação esperada de gás no Gasene será de 10 milhões de m3/dia em 2007 chegando a 20 milhões de m3/dia em 2015.

Os investimentos relacionados a este projeto estão contemplados dentro do recentemente aprovado plano de negócios da Petrobras para o período 2006-10, e todas as iniciativas se enquadram dentro da estratégia da Companhia de desenvolver e liderar o mercado brasileiro de gás natural, através da constituição de uma rede básica para seu  transporte, interligando as malhas de gasodutos existentes e em expansão do Sudeste e do Nordeste do país, assegurando a colocação do gás natural da Petrobras, atuando de forma integrada, e monetizando suas reservas. 
 
O Contrato de Financiamento será assinado na próxima segunda-feira dia 5 de dezembro na sede do BNDES, e representa uma antecipação de um financiamento de longo prazo junto àquele Banco com previsão de conclusão em meados de 2006.

Última atualização em 

Close