Petrobras. Relacionamento com Investidores

Petrobras

Relações com Investidores

Administração

Conselho de Administração

É composto por, no mínimo, sete e, no máximo, onze membros, eleitos em Assembleia Geral Ordinária para um mandato de até dois anos, admitidas no máximo três reeleições consecutivas. De todos os membros do Conselho de Administração, o presidente do Conselho, o CEO e o representante dos empregados são não independentes. Todos os outros são membros independentes não executivos.

Eduardo Bacellar Leal Ferreira
Presidente do Conselho de Administração

Eduardo Leal Ferreira é Almirante de Esquadra e foi Comandante da Marinha do Brasil até janeiro de 2019, tendo, portanto, chegado ao topo de sua carreira. Além da Escola Naval, Leal Ferreira recebeu treinamento de nível superior na Escola de Guerra Naval do Brasil e na Academia de Guerra Naval do Chile. Foi também instrutor na Academia Naval de Annapolis, dos EUA. Antes de ser Comandante da Marinha do Brasil, exerceu vários cargos importantes, tendo sido Comandante-em-Chefe da Esquadra e Comandante da Escola Superior de Guerra.

Roberto da Cunha Castello Branco
Eleito pelo Acionista Controlador | Conselheiro

Roberto Castello Branco é graduado em economia, com doutorado na Fundação Getulio Vargas (FGV EPGE) e pós-doutorado na University of Chicago. Participou de programas de treinamento executivo da Sloan School of Management (MIT) e International Institute for Management Development (IMD). É professor afiliado da EPGE (FGV), atuando também como diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Econômico dessa instituição. Foi diretor na Vale S.A., Banco Central do Brasil, Banco Boavista, Banco Boavista Investimentos e Banco InterAtlântico. Foi membro do Conselho de Administração da Petrobras entre maio de 2015 e abril de 2016, GRU Airport e Invepar, assim como membro do Conselho Diretor da ABRASCA, Diretor da Câmara Americana de Comércio (RJ) e membro do Conselho de Administração do IBEF e do Conselho Curador da FGV. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, presidente executivo do IBMEC e vice-presidente da Câmara de Comércio BrasilCanadá. Publicou artigos em revistas acadêmicas e jornais de grande circulação e foi palestrante em conferências realizadas no Brasil e no exterior (EUA, Reino Unido, Canadá, Hong Kong, Shangai, Cingapura e Sidney). Autor do livro “Crescimento acelerado e o mercado de trabalho: a experiência Brasileira”.

Ana Lúcia Poças Zambelli
Eleita pelo Acionista Controlador | Conselheira

Ana Lúcia Poças Zambelli é graduada em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em engenharia de petróleo pela Heriot Watt University (Escócia) e pós graduada em Liderança, Estratégica, Inovação, Tecnologia pela MITMassachusetts Institute of Technology (EUA). Atuou como membro do Conselho de Administração da Alcoa América Latina (2012 a 2014), como Vice Presidente senior comercial da Maersk Drilling (2015 a 2017), Vice-Presidente de Operação Submarinas, Presidente da América do Sul na Transocean (2012 a 2015) e Presidente Brasil na Schumberger (2007 a 2011). A Sra. Ana Lúcia Poças Zambelli é membro do Conselho de Administração da Petrobras, Presidente do Comitê Financeiro e membro do Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão, do Comitê Estratégico e do Comitê de Comunicação e Responsabilidade Social. 

Clarissa de Araújo Lins
Eleita pelo Acionista Controlador | Conselheira

Clarissa de Araújo Lins é sócia fundadora da Catavento, consultoria especializada em estratégia e sustentabilidade. Sua atuação destaca-se pelo mapeamento de tendências globais, visão estratégica e articulação com atores relevantes, com ênfase no impacto de transição energética e mudanças climáticas nos negócios. Adicionalmente, Clarissa é diretora executiva do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP (abril/2016) e membro independente do Comitê de Sustentabilidade da Vale, órgão estatutário de assessoramento ao Conselho de Administração (maio/2017). Também é fellow dos Centros de Energia e de Infraestrutura do Centro Brasileiro de Relações Internacionais – CEBRI (julho/2017). Clarissa foi membro e presidente de comitê externo independente da Royal Dutch Shell (2012-2015) – External Review Committee, com foco em sustentabilidade e estratégia de longo prazo. Clarissa foi Diretora Executiva da Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável – FBDS, onde liderou a área de sustentabilidade corporativa (2004/2013). Na Petrobras, foi gerente executiva de Estratégia Corporativa e assessora do presidente (1999/2002), quando conduziu o processo de planejamento estratégico da Companhia. Foi assessora especial da Presidência do Banco Nacional para o Desenvolvimento – BNDES (1995/99) e assessora da equipe econômica no Ministério da Fazenda (1993/1994), durante a elaboração do Plano Real. Também foi membro do Conselho de Administração da holding do Grupo Technos (2008/2011). Ela fez o curso de formação para conselheiros de administração do IBGC (2015). Clarissa é economista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio, com mestrado em economia pela mesma universidade. A Clarissa Lins é membro do Conselho de Administração da Petrobras, é a Presidente do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, é membro do Comitê Estratégico e do Comitê de Comunicação e Responsabilidade Social e é convidada permanente do Comitê Financeiro, todos estes do Conselho de Administração da Petrobras. 

João Cox
Eleito pelo Acionista Controlador | Conselheiro

João Cox é economista com especialização em economia petroquímica pela Universidade de Oxford, Reino Unido. Possui sólida carreira como executivo, tendo sido Presidente da Telemig Celular e Presidente da Claro, entre outras posições de destaque. Cox possui vasta experiência como membro do Conselho de Administração de diversas companhias, como Tim Brasil, onde é Presidente do Conselho, Tim Participações, Embraer, Linx e Braskem.

Danilo Ferreira da Silva
Eleito pelos Empregados | Conselheiro

Danilo Ferreira da Silva é graduado em Ciências Sociais e Jurídicas (Direito) pela PUC – Campinas, com MBA em Gestão Financeira pela FGV (com extensão pela Ohio University) e Global Executive MBA pelo Instituto Universitário de Lisboa em parceria com a FGV, e cursa Licenciatura em Pedagogia na Univesp. Ingressou na Petrobras em 2003 no cargo de técnico de manutenção na Replan, onde acompanhou a implantação de grandes projetos industriais. Na Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), foi Conselheiro Deliberativo (2011-2012), Assessor da Presidência (2013-2015) e Diretor Administrativo Financeiro (2015-2016). Atuou como membro do Conselho de Administração das seguintes instituições: Fras – Le (2014-2015), Invepar (2015-2016), Iguatemi Shopping Centers (2016-2018), Totvs (2015-2017). Atualmente está trabalhando na área de engenharia e suporte técnico operacional na Refinaria de Paulínia da Petrobras.

Marcelo Mesquita de Siqueira Filho
Eleito pelos Acionistas Minoritários Detentores de Ações Ordinárias | Conselheiro

O Sr. Marcelo Mesquita de Siqueira Filho tem 27 anos de experiência no mercado acionário brasileiro. É sócio fundador da Leblon Equities, gestora de recursos focada em ações brasileiras, criada em 2008 e cogestor dos fundos de ações e private equity. Antes disso, trabalhou por 10 anos no UBS Pactual (1998-2008) e 7 anos no Banco Garantia (1991-1998). No UBS Pactual foi corresponsável pela área de Mercado de Capitais (07-08), corresponsável pela área de ações (05-07), responsável pela área de Análise de Empresas e Estrategista (98-06). No Banco Garantia, foi analista de empresas de commodities (91-97) e Investment Banker (97-98). Desde 1995 Marcelo foi considerado por investidores como um dos principais analistas do Brasil segundo várias pesquisas feitas pela revista Institutional Investor. Foi ranqueado "#1 Brazil Analyst" em 2003-2006 (#3 em 2002, #2 em 2001 e #3 em 2000). Marcelo foi também votado "#1 Estrategista de ações no Brasil" pela "Institutional Investor Magazine Brazil Survey" em 2005, 2004 e 2003. Marcelo tem 48 anos de idade, é graduado em Economia pela PUC-RJ, em Estudos Franceses pela Universidade de Nancy II e OPM por Harvard. Marcelo é membro do Conselho de Administração de Petrobras (onde também Preside o Comitê de Minoritários/COMIN e é membro do Comitê Financeiro/COFIN e do Comitê de Comunicação e Responsabilidade Social/CCRS), BR Home Centers e Tamboro. Possui certificação CPA-20.

Nivio Ziviani
Eleito pelo Acionista Controlador | Conselheiro

Nivio Ziviani é Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971), Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo, Canadá (1982). É um especialista em tecnologia da informação, sendo destacado acadêmico e empreendedor. Professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2005 e membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2007, Nivio Ziviani recebeu, ao longo de sua carreira, vários prêmios e honrarias, entre elas a Ordem Nacional do Mérito Científico, nas classes Comendador (2007) e Grã-Cruz (2018). O Professor Nivio Ziviani é autor do livro Projeto de Algoritmos e coautor de mais de 180 artigos científicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação, inteligência artificial e áreas relacionadas. Como empreendedor, fundou várias empresas a partir de conhecimento gerado dentro da Universidade, como Kunumi (2016), Neemu (2010), Akwan (2000) e Miner (1998).

Sônia Júlia Sulzbeck Villalobos
Eleita pelos Acionistas Detentores de Ações Preferenciais | Conselheira

A Sra. Sonia Julia Sulzbeck Villalobos tem 33 anos de experiência no mercado acionário brasileiro, sendo a primeira pessoa na América do Sul a receber a credencial CFA em 1994. Sonia trabalhou de 1985-1987 na Equipe DTVM, e de 1987-1989 no Banco Iochpe como analista de investimentos. De 1989-1996 no Banco Garantia como Chefe do Departamento de Análise de Investimentos, quando foi votada melhor analista do Brasil pela Revista Institutional Investor em 1992, 1993 e 1994. Trabalhou de 1996-2002 na Bassini, Playfair & Associates como responsável por Private Equity no Brasil, Chile e Argentina. De 2005-2011 no Larrain Vial como gestora de fundos. De 2012-2016 na Lanin Partners como sócia fundadora e gestora dos fundos de ações na América Latina. Desde 2016 é professora do Insper na pós-graduação Lato Sensu nas matérias de gestão de ativos e análise de demonstrações financeiras. Desde maio de 2016 é membro do Conselho de Administração da Telefônica do Brasil eleita pelos acionistas preferencialistas, desde maio 2018 é membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria Estatutário da Petrobras e desde agosto de 2018 é Conselheira de Administração da LATAM Airlines Group S.A. No passado foi dos Conselhos de Administração da TAM Linhas Aéreas, Método Engenharia (Brasil), Tricolor Pinturas e Fanaloza/Briggs (Chile), Milkaut e Banco Hipotecario (Argentina). Sonia é Bacharel em Administração Pública pela EAESP-FGV e tem mestrado em Administração de empresas com especialização em finanças pela mesma EAESPFGV. 

Walter Mendes de Oliveira Filho
Eleito pelo Acionista Controlador | Conselheiro

O Sr. Walter Mendes de Oliveira Filho é formado em Economia pela USP e pós-graduado pela PUC-SP, com maior parte da vida profissional em posições ligadas à gestão de investimentos, tais como: Chefe de Pesquisa de Investimento do Unibanco; Head da Schroder lnvestment Management Brasil e Diretor de América Latina da Schroder lnvestment Management Plc.; Superintendente de Renda Variável do Banco ltaú; Sócio gestor da Cultinvest Asset Management e Diretor Executivo do Comitê de Aquisições e Fusões. Em 2016, foi eleito presidente da Petros - Fundação Petrobras de Seguridade Social e em 2018 assumiu a presidência da Funcesp - Fundação CESP, cargo que ocupa atualmente. Foi Conselheiro de Administração da Petrobras, eleito pelos acionistas minoritários, onde presidiu o Comitê de Auditoria Estatutário. Também teve posição de Conselheiro nas empresas ltausa, lnvepar e Santa Helena. Foi presidente da AMEC - Associação de Investidores no Mercado de Capitais, onde atualmente preside o Conselho Deliberativo. Foi Presidente do Comitê de Fiscalização dos Analistas de Investimentos da APIMEC. Atualmente, é membro do Conselho do Comitê de Aquisições e Fusões e do Conselho Deliberativo da ABRAPP - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

/f ck_temp/1014_2/file/Regimento-Interno-CA-13-dezembro-2017-Portugues.pdf Regimento Interno do Conselho de Administração

Extrato da ata do CA que promoveu o atendimento ao parágrafo 2º do artigo 23 da Lei nº 13.303/16 Extrato da ata do CA

Conselho Fiscal

É composto por cinco membros, com mandato de um ano, permitida reeleição, sendo um indicado pelos acionistas minoritários, um indicado pelos acionistas titulares de ações preferenciais e três indicados pela União, sendo um indicado pelo Ministro da Economia, como representante do Tesouro Nacional.

 

Agnes Maria de Aragão da Costa
Eleita pelo Acionista Controlador | Conselheira Suplente

A Srª Agnes Maria de Aragão da Costa é Chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios, tendo como especialidade as Economias de Energia e de Mineração. Atua há 14 anos no MME, na formulação de recomendações de políticas públicas e no monitoramento dos resultados dessas políticas. Possui bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é mestre em Energia pela Universidade de São Paulo (USP). Servidora da carreira de Especialista de Políticas Públicas e Gestão Governamental. Conselheira Fiscal da Eletrobras, desde setembro de 2015 até maio de 2019. É membro suplente do Conselho Fiscal da Petrobras, desde 2015. Foi membro do Conselho de administração da CEAL e da CEPISA.

Aloísio Macário Ferreira de Souza
Eleito pelos Acionistas Preferencialistas | Conselheiro Suplente

O Sr. Aloísio Macário Ferreira de Souza é Bacharel em Ciências Contábeis. Possui MBA em Gestão de Bancos Comerciais e de Investimentos pela Universidade Corporativa do CITIBANK - EUA; MBA em Avaliação de EmpresasFUNCEFET; e MBA em Previdência Complementar- Coppead/UFRJ. É Conselheiro Fiscal e de Administração Certificado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Foi Vice-Presidente de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação da USIMINAS; Coordenador do Capítulo Rio do IBGC; Gerente de Governança Corporativa e Participações Minoritárias da PREVI; Gerente de Divisão de Análise e Avaliação de Ativos da BB-DTVM; Assessor na Área Internacional do BANCO DO BRASIL; Conselheiro de Administração da USIMINAS e da CPFL Energia; Conselheiro Fiscal da ETERNIT, da ELETROBRAS, da CELESC, da USIMINAS e da AMBEV. Atualmente é Conselheiro Fiscal do BANCO DO BRASIL e Membro do Comitê de Auditoria Estatutário da CELESC.

Daniel Alves Ferreira
Eleito pelos Acionistas Preferencialistas | Conselheiro Titular

O Sr. Daniel Alves Ferreira, foi advogado sócio do Mesquita Pereira Almeida Esteves Advogados, tendo atuado nas áreas de Contencioso de Massa e Mercado de Capitais. Atualmente exerce a função de Conselheiro Fiscal da Petrobras S/A desde abril de 2018 e de Conselho de Administração da Eletrobrás S/A desde abril de 2019, da Madeira Energia S/A desde outubro de 2018, da Santo Antônio Energia S/A desde outubro de 2018. Foi membro do Conselho de Administração (2016 - 2018) e do Comitê de Governança Corporativa (2018) da Companhia Energética de Minas Gerais.

Eduardo Cesar Pasa
Eleito pelo Acionista Controlador | Conselheiro Titular

O Sr. Eduardo César Pasa é contador. Mestre em Ciências Contábeis pela USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), em 2003; formado em Ciências Contábeis pelo UniCEUB - Brasília, em 1995, com Especialização Lato Sensu em Ciências Contábeis pela FGV - Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE), em 1997. Atualmente é Diretor/Contador Geral do Banco do Brasil. Foi Gerente Geral/Contador Geral do Banco do Brasil, entre março de 2009 e abril de 2015. Foi também Gerente Executivo da Unidade Contadoria do Banco, entre junho de 2007 e março de 2009. Conselheiro Fiscal das seguintes instituições: Febraban, Sindicato dos Bancos, Fenaban e IBCB, desde setembro de 2009; e Vale S.A., desde abril de 2017 e Brasilprev (Suplente), desde abril de 2017. Participou do Comitê de Controladoria da Vale S.A., de 2014 até 2017. Foi Conselheiro de Administração da CTX Participações, de 2008 a 2010. Foi Conselheiro Fiscal das seguintes instituições: Eletrobras – 2015 a 2017; BB Tecnologia e Serviços – 2008 a 2015; Banco Votorantim – 2009 a 2015; Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil S.A. – CASSI - 2010 a 2014; Previ – 2006 a 2010; BB Turismo - 2002 a 2008; Cateno – 2016 a 2017; Conselho Deliberativo Previ – 2010 a 2018

Gildenora Batista Dantas Milhomem
Eleito pelo Acionista Controlador | Conselheiro Suplente

A Srª Gildenora Batista Dantas Milhomem é Auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (posse e exercício em 08.02.1994). Bacharel em Ciências Contábeis, concluído em 1988; Pós-graduada em Administração Pública- CIPAD, nível de especialização - EBAPE/Fundação Getúlio Vargas, concluído em 2007. Subsecretária de Contabilidade Pública - SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL, de 03 /06/2015 até a presente data. Membro do Grupo Assessor de Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público (GA NBC TSP), do Conselho Federal de Contabilidade, como representante da Secretaria do Tesouro Nacional, de 2015 até a presente data; Presidente do Conselho de Administração da Fundação Assefaz (2016 a 2019); Membro do Conselho Fiscal da Petrobras Transporte S.A – TRANSPETRO (2017 até a presente data) como representante da Secretaria do Tesouro Nacional. Atuou como Membro do Conselho Fiscal da Empresa Gestora de Ativos- EMGEA, como representante da Secretaria do Tesouro Nacional (20 15 a 20 17); e Membro do Conselho Fiscal da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A- PréSal Petróleo S.A- PPSA, como representante da Secretaria do Tesouro Nacional (20 15 a 20 18).

Jairez Elói de Sousa Paulista
Eleito pelo Acionista Controlador | Conselheiro Suplente

O Sr. Jairez Elói de Sousa Paulista é Administrador de Empresas; Analista de Sistemas; Especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos e Mestre em Gestão Pública e de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Possui formação em Desenvolvimento de Executivos pelo IDORT/SP; além de vários cursos de formação em diversas áreas da Administração Geral a exemplo de organização, sistemas e métodos, modernização administrativa, planejamento estratégico, administração financeira e orçamentária, logística, gestão de pessoas, gestão de projetos, gestão da ética, ouvidoria geral, controles administrativos e conflito de interesses, e gestão da qualidade, entre outros. É atualmente Coordenador-Geral de Planejamento Estratégico, Supervisão e Avaliação da Gestão do Ministério de Minas e Energia. Conta com mais de 30 anos de serviços em gestão pública – só no MME 2 são mais de 26 anos –, tendo exercido ao longo desse tempo vários cargos de assessoramento e gerência de níveis intermediários e superiores de coordenação, supervisão e direção em todos os segmentos de atividades acima mencionados, tais como: Coordenador de áreas de Gestão; Coordenador-Geral de Recursos Humanos; Subsecretário de Assuntos Administrativos; Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração; Assessor de Ministro de Estado; bem como de Conselheiro Fiscal – titular e suplente – de Empresas Estatais. 

José Franco Medeiros de Morais
Eleito pelo Acionista Controlador | Conselheiro Titular

O Sr. José Franco Medeiros de Morais é economista, com graduação e doutorado pela Universidade de Brasília. Desde 2001 é servidor da Secretaria do Tesouro Nacional, onde atualmente exerce a função de Subsecretário da Dívida Pública. Foi Consultor em Gestão da Dívida Pública, Mercado de Capitais e Riscos Fiscais do Banco Mundial e do FMI entre os anos de 2008 e 2015. Foi professor de Economia e Finanças em cursos de MBA no IBMEC-DF, FGVDF e ESAF-DF. José Franco foi membro de conselhos fiscais das seguintes companhias: Engepron (2006 a 2008), BB BI (2012 a 2014), BB Administradora de Cartões (2008 a 2012), BB DTVM (2014 a 2017), TERRACAP (2016 a 2017) e BNDESPar (2017 e 2018). 

Marcelo Gasparino da Silva
Eleito pelos Acionistas Minoritários Ordinaristas | Conselheiro Titular

Presidente de Conselho de Administração e membro de conselhos de Administração e Fiscal, coordenador e membro de comitês de finanças, auditoria, riscos, jurídico, compliance e partes relacionadas em companhias abertas.  Advogado Especialista em Administração Tributária Empresarial pela ESAG e MBA em Controladoria, Auditoria e Finanças (cursando). É Presidente do Conselho de Administração da ETERNIT (2017-2019), Conselheiro de Administração da CEMIG (2016-2019 e 2019-2021), da KEPLER WEBER (2017-2019) e da CASAN (2019-2021) e membro do Conselho Fiscal da PETROBRAS (2019-2021). Foi Presidente do Conselho de Administração da Usiminas (2015-2016) e membro dos conselhos de Administração da Bradespar (2015-2016), Battistella (2016-2017), Celesc (2011-2014 e 2018-2019), Eletrobras (2012-2014 e 2016), Tecnisa (2012-2014) e Vale (2016-2017), além da própria Usiminas (2012-2016). Foi Conselheiro Fiscal da Bradespar (2014-2015), Braskem (2018-2019), AES Eletropaulo (2012-2013), AES Tietê (2013-2014), e da Eletrobras (2014-2015). Foi Presidente do Comitê de Partes Relacionadas e membro do Comitê de Auditoria da Eletropaulo (2017-2018), e membro do Comitê de Finanças, Auditoria e Riscos da CEMIG (2017-2018). Foi Coordenador do Comitê Jurídico e Compliance da ETERNIT (2015-2017), do Comitê de Auditoria da Eletrobras (2013-2014 e 2016) e do Comitê Jurídico e de Auditoria da Celesc (2012-2014). Iniciou sua carreira executiva como Diretor Jurídico-Institucional da CELESC (2007-2009). Participa do Programa CEO FGV 2016 (IBE/FGV/IDE). Cursou do Programa Executivo sobre Fusões e Aquisições pela London Business School e de cursos específicos nas áreas financeira e estratégica no IOD – Institute of Directors, em Londres. É co-fundador e Coordenador do Capítulo Santa Catarina, Conselheiro de Administração Certificado e compõe o Banco de Conselheiros do IBGC. É membro da Comissão Técnica da AMEC e das comissões Jurídica e de Sociedades de Economia Mista do IBGC. É professor da disciplina Conselho de Administração do Curso de Governança Corporativa da Fundação Escola de Governo ENA Brasil. Com sólida formação em Governança Corporativa e experiência em conselhos de administração e fiscal contribuiu para o IBGC e para a AMEC na construção do Código Brasileiro de Governança Corporativa – “CBGC” e a partir do seu lançamento o inseriu como instrumento de trabalho em todas as companhias que está atuando, o modelo “APLIQUE OU EXPLIQUE”, sistema que reconhece a prática da governança corporativa é uma jornada e não deve se traduzir em um modelo rígido de regramento aplicável igualmente à todas as companhias.  Em março de 2018 assistiu ao CII Spring Conference organizado pelo Council of Institutional Investors, Whashington/USA, e palestrou para a The Emerging Markets Investors Alliance sobre o tema  A Governança Corporativa no Brasil: o impulso para a reforma”,  em Nova Iorque/USA.

Marisete Fátima Dadald Pereira
Eleita pelo Acionista Controlador | Conselheira Titular

A Srª Marisete Fátima Dadald Pereira é membro efetivo do Conselho Fiscal da Petrobras desde 2011, e atualmente detém o cargo de Secretária-Executiva do Ministério de Minas e Energia, ente governamental, desde agosto de 2006, de onde já exerceu a função de chefe da Assessoria Especial de Assuntos Econômicos, de agosto de 2006 até dezembro de 2018, e assessora especial do Ministro de Minas e Energia, de agosto de 2005 até julho de 2006. Suas principais experiências profissionais incluem: (i) superintendente do departamento Econômico-Financeiro da Eletrosul Centrais Elétricas S.A. de1987 a 2005; e (ii) especialista Contábil e Fiscal da Assessoria Contábil e Fiscal David Rafael Blochtein, empresa de assessoria contábil, no período de 1973 a 1987. É contadora, formada pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, e é pós-graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí; em Auditoria e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Conselheira de Administração da Eletrobras, Eletronorte,, desde maio de 2016 até abril de 2018.

Patricia Valente Stierli
Eleita pelos Acionistas Minoritários Ordinaristas | Conselheira Suplente

A Srª Patrícia Valente Stierli é Conselheira de Administração e Fiscal certificada pelo IBGC; administradora de recursos de terceiros junto à CVM e ANBIMA (até dez 2017); membro Comissão de Finanças IBGC; membro Conselho Fiscal Eletrobras-Centrais Elétricas S.A. (2017 a 2019 e 2019 a 2021), eleita como Conselheira Fiscal na CSN S.A para o mandato 2019 a 2020. Membro Conselho de Administração PPE Fios Esmaltados S.A.(2018 a 2019). Membro Conselho Fiscal Sociedade Beneficiente de Senhoras- Hospital Sírio Libanês (2018 a 2021). Membro Suplente Conselho Fiscal Centro de Integração Empresa Escola CIEE(2018 a 2019). Membro Conselho Fiscal da Bardella S.A. Indústrias Mecânicas (2015,2016 e 2017 ate outubro 2018). Membro do Conselho de Administração da Pettenati S.A. Indústria Têxtil (2015). Membro Suplente do Conselho Fiscal da Dohler S.A. (2017 a 2018). Quatro anos de experiência como Conselheira de Administração e Fiscal em empresas de capital aberto, representante de acionistas minoritários. Treze anos de experiência na área de gestão de recursos de terceiros, sendo seis anos como Diretora Estatutária, atuando na gestão e destinada a clientes institucionais e de varejo. Gestora dos fundos Sinergia, focados em destravar valor através de trabalho intenso de governança corporativa, inclusive indicando membros para o Conselho de Administração e Conselho Fiscal das empresas investidas. Oito anos de experiência como Diretora Administrativa Financeira, sendo 3 anos com Diretora Estatutária, responsável pelas áreas de contabilidade, fiscal, orçamento, tesouraria e recursos humanos. Experiência na estruturação de operações financeiras com direitos creditórios, emissão de debêntures, abertura de capital e fusões e aquisições. Representante da Área de Administração de Recursos do Banco Fator junto ao Banco Central do Brasil e Comissão de Valores Mobiliários até julho 2015. Membro do Comitê de Ações da ANBIMA até julho 2015.

Regimento Interno do Conselho Fiscal Regimento Interno do Conselho Fiscal

Diretoria Executiva

É composta por um presidente e oito diretores executivos eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de até dois anos, permitidas, no máximo, três reeleições consecutivas, podendo ser destituídos a qualquer tempo. Entre os membros da Diretoria Executiva, apenas o presidente da companhia é membro do Conselho de Administração sem, no entanto, presidir o órgão.

Roberto da Cunha Castello Branco
Presidente

Roberto Castello Branco é graduado em economia, com doutorado na Fundação Getulio Vargas (FGV EPGE) e pós-doutorado na University of Chicago. Participou de programas de treinamento executivo da Sloan School of Management (MIT) e International Institute for Management Development (IMD). É professor afiliado da EPGE (FGV), atuando também como diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Econômico dessa instituição. Foi diretor na Vale S.A., Banco Central do Brasil, Banco Boavista, Banco Boavista Investimentos e Banco InterAtlântico. Foi membro do Conselho de Administração da Petrobras entre maio de 2015 e abril de 2016, GRU Airport e Invepar, assim como membro do Conselho Diretor da ABRASCA, Diretor da Câmara Americana de Comércio (RJ) e membro do Conselho de Administração do IBEF e do Conselho Curador da FGV. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, presidente executivo do IBMEC e vice-presidente da Câmara de Comércio BrasilCanadá. Publicou artigos em revistas acadêmicas e jornais de grande circulação e foi palestrante em conferências realizadas no Brasil e no exterior (EUA, Reino Unido, Canadá, Hong Kong, Shangai, Cingapura e Sidney). Autor do livro “Crescimento acelerado e o mercado de trabalho: a experiência Brasileira”.

Andrea Almeida
Diretora Executiva Financeira e de Relacionamento com Investidores

Andrea Almeida é diretora executiva da Área Financeira e de Relacionamento com Investidores. Andrea a é engenheira de produção, com MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ e MBA em gestão pela USP, além de cursos de gestão na Wharton School of Finance e na Sloan School of Management - MIT. Atuou na Vale S.A. por 25 anos possuindo ampla experiência nas áreas de Finanças Corporativas, Tesouraria Global e Gerenciamento de Risco. Entre 2015 e 2018 atuou como Chief Financial Officer (CFO) da Vale Canada em Toronto, ocupando mais recentemente o cargo de Gerente Executiva de Tesouraria Global da Vale.

Anelise Quintão Lara
Diretora Executiva de Refino e Gás Natural 

Anelise Quintão Lara é diretora executiva da Área de Refino e Gás Natural. Graduada em engenharia química pela Universidade Federal de Minas Gerais, com mestrado em engenharia de petróleo pela Universidade Federal de Ouro Preto e doutorado em Sciences de la Terre pela Université Pierre et Marie Curie, na França. Possui MBA em gestão executiva pelo IBMEC e em gestão empresarial avançada pela COPPEAD. Atua na Petrobras há mais de 30 anos, tendo ocupado diversas funções gerenciais nas áreas de pesquisa, engenharia de reservatórios e desenvolvimento de projetos do pré-sal. Em maio de 2016, assumiu a Gerência Executiva da área de Aquisições e Desinvestimentos, sendo responsável por uma carteira de mais de 40 projetos de parcerias e desinvestimentos, abrangendo as áreas de E&P, refino, petroquímica, distribuição e biocombustíveis no Brasil e no exterior. Em março de 2019 tomou posse como Diretora Executiva de Refino e Gás Natural da Petrobras. Anelise presidiu a Seção Brasil da Society of Petroleum Engineers (SPE) no período de 2005 a 2008 e foi membro do board da SPE International no período de 2014 a 2017.

Carlos Alberto Pereira de Oliveira
Diretor Executivo de Exploração e Produção

Carlos Alberto Pereira de Oliveira é diretor executivo da Área de Exploração e Produção. Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia e em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem mestrado em Finanças e Análise de Investimentos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Janeiro. Atua na Petrobras há 38 anos, tendo ocupado diversas funções executivas na área de Exploração e Produção ligadas à alta administração das empresas do Sistema Petrobras.

Eberaldo de Almeida Neto
Diretor Executivo de Assuntos Corporativos 

Eberaldo de Almeida Neto é diretor de Assuntos Corporativos. É formado em Engenharia Elétrica pela UFRJ, possui MBA em Gestão Avançada Empresarial pela COPPEAD e cursou o Advanced Management Program pela IESE Business School (University of Navarra - Espanha). Trabalha há 31 anos na Petrobras, onde já ocupou diversas posições gerenciais nas áreas de Exploração e Produção e de Serviços Submarinos e de Contratação. Ocupava o cargo de gerente executivo de Suprimento de Bens e Serviços antes de ser nomeado para a Diretoria Executiva.

Marcelo Barbosa de Castro Zenkner
Diretor Executivo de Governança e Conformidade 

Marcelo Zenkner é Diretor Executivo de Governança e Conformidade da Petrobras. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Doutor em Direito Público, pela Universidade Nova de Lisboa (FDUNL). Atuou como Promotor de Justiça membro do Ministério Público do Estado do Espírito Santo no período de 1997 a janeiro de 2019, onde ocupou várias funções no combate à corrupção e ao crime organizado. Até abril de 2016, ocupou o cargo de Secretário de Estado de Controle e Transparê ncia do Estado do Espírito Santo, o primeiro estado do Brasil a criar uma estrutura administrativa e a aplicar sanções administrativas com base na Lei Anticorrupção Empresarial e premiado pela Controladoria-Geral da União com o primeiro lugar no cumprimento das regras da Lei de Acesso à Informação (2015) e pelo Ministério Público Federal com o primeiro lugar no ranking dos melhores portais de transparência no Brasil (2015). De fevereiro a agosto de 2019, ocupou o cargo de Consultor da Presidência e foi membro do Comitê de Medidas Disciplinares da Petrobras, órgão integrante do Sistema de Integridade da companhia e ligado diretamente ao Conselho de Administração. Marcelo Zenkner é professor associado da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), além de executar atividades acadêmicas em outras instituições estrangeiras e locais, incluindo a Universidade Nova de Lisboa (FDUNL) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), dentre outras. Possui diversos livros publicados e recebeu premiações como "Top of Mind 2016"- Public Autho rity pela LEC- Legal, Ethics and Compliance.

Nicolás Simone

Diretor Executivo de Transformação Digital e Inovação

Nicolás Simone é engenheiro de software e sistemas pela Universidade O.R.T – Uruguai, tem ampla experiência internacional e conhecimento de tecnologia de informação, transformação digital, cyber security, IA, omnichannel, CRM, inovação, vendas, logística, reengenharia de processos, projetos de grande porte, centro de serviços compartilhados (CSC) e indústria 4.0. Liderou projetos globais transformacionais, processos de M&A, implementou sistemas de gestão como SAP/ERP, modelos de outsourcing e off shoring, sistemas de venda, entre outros, mantendo sempre o foco em inovação e agregação de valor para o negócio.
Ocupou cargos de liderança em grandes empresas como Itaú-Unibanco, Lojas Renner, ABInBev e Grupo Boticário, possuindo forte expertise de negócio em indústria, bens de consumo, varejo e mercado financeiro. Seu foco é atuar com empatia e visão sistêmica do negócio para atingir resultados e superar expectativas com agregação de valor. Na frente de transformação digital, tem forte conhecimento em transformar e conectar negócios e processos analógicos para digital, de acordo com as caraterísticas de cada organização, implementando diferentes metodologias para definir e liderar esta mudança cultural em parceria com as áreas e unidades de negócio. Com ampla experiência e foco em inovação, transformou áreas de sistemas de um formato tradicional para bimodal, com o objetivo de agregar valor para o negócio, estruturando laboratórios de inovação com áreas de co-working e ativando parcerias com startups para incubar soluções utilizando metodologias como Design Thinking, Agile, Devops e outras, de modo a potencializar a experiência, adaptabilidade e interação com o usuário final e assim poder reduzir os prazos de entrega. Ao longo de sua carreira, publicou diversos artigos, deu palestras e entrevistas sobre a jornada da transformação digital, inovação, criação de ecossistemas e como transformar a TI tradicional em uma TI agregadora de valor. Seu trabalho foi reconhecido através de diversas premiações: CIO Executive Award em Consumers Goods Category; CIO Executive Award em Retail; e, em 2017, publicou um paper que foi case global falando em como transformar o role do CIO e TI em entidades de agregação de valor, fortalecendo a colaboração com o negócio.

Roberto Furian Ardenghy

Diretor Executivo de Relacionamento Institucional

Roberto Ardenghy é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria e possui pós-graduação em Relações Internacionais e Diplomacia na Academia Diplomática do Instituto Rio Branco e em Economia do Petróleo e Gás pela COPPE, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diplomata de carreira, durante sua trajetória profissional ocupou vários cargos no Governo Federal em Brasília, na Casa Civil da Presidência da República e nos Ministérios das Relações Exteriores, Justiça, Desenvolvimento, Indústria e Comércio, na Secretaria da Administração Federal e nas Embaixadas do Brasil em Washington e Buenos Aires. No período compreendido entre 2002 a 2007, trabalhou como Chefe de Gabinete, Presidente da Comissão de Ética e Superintendente de Abastecimento na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP. De 2007 a 2011, atuou como Gerente de Relações Corporativas da BG E&P do Brasil. Foi membro do Comitê de Exploração e Produção do Instituto Brasileiro de Petróleo e Diretor da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro - AmCham Rio. Roberto Ardenghy foi professor adjunto de Direito Internacional da Faculdade Cândido Mendes Campus Ipanema e professor dos cursos de pós-graduação executiva em petróleo do Instituto Brasileiro do Petróleo e da COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro. Retornou ao Governo Federal em 2012 e foi transferido para Houston como Cônsul Geral Adjunto e Chefe do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos. Também foi Presidente Honorário da Câmara de Comércio Brasil-Texas (BRATECC) e Cônsul Geral Adjunto no Consulado Geral do Brasil em Nova York, de maio de 2017 a janeiro de 2019. Desde então, passou a ocupar o cargo de Chefe de Gabinete da Presidência da Petrobras.

Rudimar Andreis Lorenzatto
Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção

Rudimar Andreis Lorenzatto é diretor executivo de Desenvolvimento da Produção. Rudimar é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em outras instituições no exterior. Atua na Petrobras há mais de 30 anos, tendo ocupado diversas funções gerenciais nas áreas de construção de poços, operação da produção e sistemas submarinos.

Regimento Interno da Diretoria Executiva Regimento Interno da Diretoria Executiva

 Comitês

 Comitês do Conselho de Administração

O Conselho de Administração contará com 6 (seis) Comitês de assessoramento, com atribuições específicas de análise e recomendação sobre determinadas matérias, vinculados diretamente ao Conselho: Comitê de Investimentos; Comitê de Auditoria; Comitê de Auditoria do Conglomerado Petrobras; Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde; Comitê de Pessoas; e Comitê de Minoritários. Estes comitês têm por objetivo assessorar o Conselho no cumprimento das suas responsabilidades de orientação e direção superior da Companhia.

Integrantes 

/fck_temp/1013_7/file/MINICURRICULOS%20MEMBROS%20CONSELHO-Portugues20_02_0%20(1).pdf Currículos dos membros dos Comitês do Conselho de Administração

Regimentos 

/fck_temp/1013_37/file/Regimento-Interno-Comite-de-Auditoria-Estatutario-aprov-CA-29-05-2019.pdf Regimento Interno do Comitê de Auditoria Estatutário

/fck_temp/1013_41/file/Regimento%20Interno%20do%20Comit%C3%AA%20de%20Auditoria%20do%20Conglomerado%20Petrobras-29-05-2019.pdf Regimento Interno do Comitê de Auditoria Estatutário do Conglomerado Petrobras 

/fck_temp/1013_41/file/Regimento%20Interno%20do%20Comit%C3%AA%20de%20Investimentos.pdf Regimento Interno de Comitê de Investimentos

/fck_temp/1013_42/file/Regimento%20Interno%20do%20Comit%C3%AA%20de%20Seguran%C3%A7a,%20Meio%20Ambiente%20e%20Sa%C3%BAde.pdf Regimento Interno do Comitê de SMS

/fck_temp/1013_55/file/Regimento%20Interno%20do%20Comit%C3%AA%20de%20Minorit%C3%A1rios_aprov%20CA%2028-08-2019.pdf Regimento Interno do Comitê de Minoritários

/fck_temp/1013_42/file/Regimento%20Interno%20do%20Comit%C3%AA%20de%20Pessoas.pdf Regimento Interno do Comitê de Pessoas

Relatórios

/fck_temp/1013_7/file/Relat%C3%B3rio%20Anual%202018_CAE.pdf Relatório Anual do Comitê de Auditoria Estatutário - Exercício Social de 2018

/fck_temp/1013_7/file/Relat%C3%B3rio%20Anual%202018_CAECO.pdf Relatório Anual Resumido do Comitê de Auditoria Estatutário do Conglomerado Petrobras - Exercício Social de 2018 

/fck_temp/1013_57/file/Regulamento%20da%20Auditoria%20Interna_aprov%20CA%2029-01-2018.pdf Regulamento da Auditoria Interna

 

Comitês Técnicos Estatutários

A Diretoria Executiva conta com o assessoramento do Comitê Técnico Estatutário de Investimento e Desinvestimento. 

Os membros da Diretoria Executiva contam com 8 (oito) comitês técnicos de assessoramento, compostos por titulares da estrutura geral, com atribuições específicas de análise e recomendação sobre determinadas matérias:

  • Comitê Técnico Estatutário de Relacionamento Institucional;
  • Comitê Técnico Estatutário de Desenvolvimento da Produção;
  • Comitê Técnico Estatutário de Exploração e Produção;
  • Comitê Técnico Estatutário de Refino e Gás Natural;
  • Comitê Técnico Estatutário Financeiro e de Relacionamento com Investidores;
  • Comitê Técnico Estatutário de Assuntos Corporativos; 
  • Comitê Técnico Estatutário de Governança e Conformidade; e
  • Comitê Técnico Estatutário de Transformação Digital e Inovação

A composição e as regras de funcionamento dos Comitês Técnicos Estatutários são disciplinadas em regimentos aprovados pelo Conselho de Administração.

Regimento

/fck_temp/1013_61/file/Regimento%20Interno_CTE_%20RCA_1605_28082019.pdf Regimento Interno CTE

Comitês Deliberativos e Consultivos

A Diretoria Executiva pode criar comitês, com poderes delegados, vinculados a este órgão ou diretamente a um de seus membros. Os comitês podem ser de natureza deliberativa ou consultiva e têm a finalidade de auxiliar a Diretoria Executiva no cumprimento de suas atribuições e responsabilidades. Esses comitês são compostos por gestores de diferentes áreas da companhia, de forma a garantir uma visão multidisciplinar nas análises e discussões das matérias, bem como no processo de tomada de decisão. A composição e as regras de funcionamento dos comitês serão disciplinadas em regimentos a serem aprovados pela Diretoria Executiva e submetidos ao Conselho de Administração.

Os comitês deliberativos e consultivos podem constituir comissões e grupos de trabalho, com atuação predominantemente tática e operacional, para apoiá-los no desempenho de suas atribuições.

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