Relacionamento com Investidores

Produção de petróleo e gás natural em abril


Rio de Janeiro, 18 de maio de 2015 – Petróleo Brasileiro S.A. – A Petrobras informa que sua produção de petróleo e gás natural, no Brasil e no exterior, em abril de 2015, foi de 2 milhões 785 mil de óleo equivalente por dia (boed), 0,8% superior ao volume registrado em março, que foi de 2 milhões 764 mil boed.

Desse total, 2 milhões 596 mil boed foram produzidos no Brasil e 189 mil boed no exterior. A produção de 2 milhões 785 mil boed é superior em 8,8% ao volume produzido em abril de 2014, que foi de 2 milhões 560 mil boed. 

Produção de óleo e gás no Brasil

A produção total de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil, em abril, foi de 2 milhões 596 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), 0,8% superior ao volume registrado no mês anterior (2 milhões 574 mil boed).

A produção total de óleo e gás natural operada pela Petrobras no Brasil – que inclui a parcela produzida para as empresas parceiras - foi de 2 milhões e 886 mil boed, 1,8% superior ao patamar registrado em março (2 milhões 834 mil boed).

A produção exclusiva de petróleo da Petrobras no Brasil em abril foi de 2 milhões 134 mil barris por dia (bpd), 1,2% acima da produção de março, que foi de 2 milhões 108 mil bpd. Esse aumento se deve principalmente ao crescimento da produção dos FPSOs Cidade de Mangaratiba, localizado em Iracema Sul e Cidade de Ilhabela, no campo de Sapinhoá  – ambos no pré-sal da Bacia de Santos - além da menor quantidade de paradas programadas de plataformas para manutenção.

A produção de petróleo operada no país foi de 2 milhões 346 mil de bpd, 2,1% superior à do mês anterior (2 milhões 297 mil bpd).

A produção própria de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 73 milhões de m³/d, em abril, mantendo o mesmo patamar do mês anterior.

A produção de gás natural sem liquefeito operada pela Petrobras no Brasil, incluindo a parcela das empresas parceiras, foi de 86 milhões de metros cúbicos por dia.

O aproveitamento do gás produzido atingiu 96,1% no mês de abril.

Novos recordes no pré-sal

No dia 11 de abril, a Petrobras bateu recorde de produção própria diária na camada pré-sal das bacias de Santos e Campos, com um volume de 590 mil barris de petróleo por dia (bpd). Além disso, naquele mesmo dia, a produção operada pela companhia no pré-sal atingiu o pico diário de 802 mil bpd.

Outros destaques de abril foram os recordes de produção mensal própria no pré-sal, de 503 mil bpd, e de produção operada de 715 mil bpd.

Produção no exterior

No exterior foram produzidos, no mês de abril, 189,5 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), 0,2 % abaixo dos 189,8 mil boed produzidos no mês anterior.

A produção média de óleo em abril foi de 102,2 mil barris de óleo por dia (bpd), 0,2% acima dos 101,9 mil bpd produzidos no mês anterior. Esse aumento se deve, principalmente, ao ramp-up (crescimento) de produção dos novos poços produtores nos campos de Saint Malo e Lucius nos EUA e da maior produção do campo de Akpo, na Nigéria. Esse crescimento da produção foi compensado pela venda dos campos da Bacia Austral, na Argentina.

A produção média de gás natural no exterior foi de 14,8 milhões m³/d, 0,6% abaixo dos 14,9 milhões m³/d produzidos no mês anterior. A entrada em produção do campo de Hadrian South, nos EUA foi compensada pela venda dos campos da Bacia Austral, na Argentina.

 


 

 
 

 

A Petrobras é signatária do Pacto Global da ONU desde 2003 Petrobras adere ao Pac to Global da ONU